Resenha do livro PROCRASTINAÇÃO: Guia científico sobre como parar de procrastinar

Quem me acompanha no Instagram sabe que eu estava lendo o livro Procrastinação: guia científico sobre como parar de procrastinar da Lílian Soares. E só tenho uma coisa para dizer a vocês: o livro é incrível.

Eu gosto de livros que me mostrem por a mais b que aquela técnica é realmente válida, que já foi testada e que tiverem resultados positivos. O livro está repleto de estudos científicos que mostram diferentes abordagens de como parar de procrastinar.

Mas de tudo o que o livro disse (são 153 páginas), o que mais me chamou atenção foi a questão da dopamina.

Sabe aquela informação que a gente já tem consciência dela, mas só depois da leitura seu cérebro deu um clique e entendeu o que ela realmente quis dizer? Pois é, esse foi o caso e olha que a palavra dopamina não é nem de longe desconhecida já que estudei neurologia na faculdade de fisioterapia.

O que me chamou atenção no livro foi o fato de a autora falar que, na verdade, tudo o que o nosso cérebro SEMPRE quer é dopamina. Ele nunca para e nunca vai parar de pedir por dopamina. É por isso que sempre temos a vontade de sair com os amigos e assistir Netflix quando, na verdade, temos diversas obrigações a cumprir.

O nosso cérebro é como uma criança que quer doce. Ele vai pedir, insistir, chorar e rolar no chão para conseguir dopamina, mas cabe a nós controlá-lo. Um viciado em cocaína não gosta da cocaína, ele gosta da dopamina que é liberada no cérebro no momento do uso.

A autora chama essa parte do cérebro que sempre quer dopamina de macaco. E o que entendi por isso? É a parte do nosso cérebro que sempre quer festa. Mas os macacos podem ser controlados? Sim e o mesmo acontece com a nossa mente.

Sabe um método que ajuda? O da recompensa. O nosso cérebro trabalha muito bem com estímulos positivos e ajuda a acalmar o macaco. Por exemplo, o fato de estar aqui escrevendo no blog depois de fazer um post para um cliente me ajuda a liberar dopamina.

Assim, você pode tentar encontrar uma forma de recompensa para o seu cérebro e sempre adiar a festa que o macaco quer fazer.

No livro, existem várias outras estratégias utilizadas para ajudar a procrastinar menos. E o mais importante, ele explica como o nosso cérebro funciona nesse aspecto, ajudando a entender melhor porque procrastinamos.

Vale muito a pena fazer essa leitura, especialmente para quem trabalha como freelancer e sabe como é difícil manter a disciplina. A liberdade que temos pode ser melhor aproveitada 🙂

Quem já leu esse livro? O que acharam? Vamos trocar conhecimento 😉

Anúncios

Um comentário em “Resenha do livro PROCRASTINAÇÃO: Guia científico sobre como parar de procrastinar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s