Primeiro passo para o controle financeiro: anotando os gastos

Hello meninos e meninas, como vocês estão?

Bom, eu sempre tive muita dificuldade em lidar com o dinheiro. Na verdade, nunca tive o hábito de poupar e nunca fui educada para essa finalidade. Por isso, os velhos hábitos vieram para a vida adulta e agora tudo ficou bem mais complicado.

Pago as contas todas em dias, quanto a isso não tenho problemas. Mas o tal de guardar dinheiro e fazer a reserva de emergência, ô negócio complicado viu gente?

Como eu quero muito mudar de cidade no início do ano que vem (minha vida tá quase a letra de A Saga de Um Vaqueiro) para uma cidade maior, preciso me organizar desde já.

O primeiro passo dessa organização está sendo anotar todos os gastos do mês. Preciso saber quanto gasto com cada uma das minhas coisas: alimentação, roupas e acessórios, pet, gastos com a empresa, saúde, entre outros. Tudo entra nas anotações, até mesmo uma bala.

Para isso, tô usando o app da Mobills. Ele é bem prático e você pode anotar os gastos mesmo quando está offline. No momento em que você tem acesso à rede, os dados são cadastrados. Falando nisso, eles estão com uma super Black Friday!

Isso servirá para que eu tenha uma noção clara de quanto é o meu gasto variável e de que forma posso economizar.

Uma tática que já comecei a adotar é passar tudo no cartão. Mas Calila isso é ruim não? Cartão de crédito não costuma ser bom conselheiro. 

Bom, depende.

O que eu fazia antes era o seguinte: fazia as compras usando dinheiro e também cartão. Então, eu gastava dos dois lados. A ideia agora é: deixar o dinheiro na conta da Nubank rendendo e fazer todas as compras no crédito. Dessa forma, eu só gasto por um meio que é o cartão.

É claro que existem gastos que não podem ser no crédito como terapia, pagar contas de água e luz, entre outros, mas para esses gastos já vou deixar o dinheiro separado.

Também estou sondando uma consultoria financeira, como a Mirna do canal Economirna é minha cliente, perguntei a ela se conhecia alguém que poderia fazer essa consultoria comigo o mais rápido possível e ela me deu uma dica que vou contar pra vocês aqui depois que eu fizer a consultoria blza?

A Mirna, inclusive, vai abrir uma turma para acompanhamento financeiro. Só não vou participar porque, para mim, ficará bem em cima da hora para me organizar. Mas quem tem interesse, fica de olho e se inscreve na newsletter dela para receber as novidades ok!?

E vamos torcer para que tudo dê certo né gente? Que eu consiga economizar e guardar dinheiro amém? 

Mês que vem (já está pertinho), conto para vocês os próximos passos desse meu controle financeiro 😉

Anúncios

2 comentários em “Primeiro passo para o controle financeiro: anotando os gastos

  1. Uma coisa que tem dado muito certo pra mim é usar o app do GuiaBolso. Boa parte das categorizações ele faz automaticamente (com base nos débitos dos outros usuários). Aí eu separo os gastos numa pizza parecida com a que a Nath do Me Poupe ensina no canal dela, pra meus gastos não baterem 65% da minha renda. Ainda não consegui, mas tô no caminho hahaha.

    Curtir

    1. Aldrey que bacana!!! Eu já tentei usar o Guia de Bolso, mas minha mente não é tecnológica kkkk…nem o Mobills que eu indiquei não consigo. Só uso o único recurso de anotar despesas rsrs…Quando você conseguir alcançar seu objetivo me conta aqui, eu também tô tentando melhorar nesse aspecto 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s