Produção de pautas: como fazer

E aí gente, tudo bem com vocês?

Estou postando pouco por aqui não é mesmo? Espero que essa semana tudo volte ao normal. Mas vamos ao que interessa… as pautas.

Comecei a produzir pautas há algum tempo pela Rock Content, mas devido aos baixos valores de lá, percebi que não compensava.

Porém, isso me deu conhecimento e prática suficiente para produzir pautas também para os clientes. É uma forma de oferecer um serviço mais completo e que evita muito retrabalho.

Quem nunca aqui teve problemas do tipo? O cliente aprova a pauta e, depois que você faz o conteúdo todo, ele quer mexer em diversos pontos que já tinha sido aprovados por ele. Complicado né?

O bom é que a pauta serve como um tipo de documento comprobatório. Por meio dele, posso comprovar para o cliente que tudo o que está no conteúdo foi devidamente aprovado por ele antes e até cobrar mais, caso ele queira ajustes.

Pois é, ter uma pauta é de extrema importância. Hoje em dia, não faço mais conteúdo sem a pauta aprovada pelo cliente, de jeito nenhum. Esse documento é o que me dá segurança para receber e não precisa mexer no texto de acordo apenas com o que o cliente quer. Posso estabelecer um limite.

Bom, atualmente, eu cobro apenas R$ 10 para produzir uma pauta com título, palavra-chave, CTA e referências. Para criar o título eu gosto muito de usar a ferramenta Answer The Public.

Você coloca a palavra-chave lá e o site te dá diversas ideias de temas legais para escrever. Você pode até salvar as ideias no formato de imagem e imprimir depois para deixar mais fácil de visualizar.

Já para buscar a palavra-chave, eu uso o Google Adwords, o SemRush ou o próprio buscador do Google. Essas 3 ferramentas me ajudam muito!

Já tenho alguns clientes para os quais eu produzo a pauta e também o conteúdo e isso é fantástico para o meu trabalho. Algumas pessoas podem falar que eu cobro pouco pela pauta, mas tomei como base a Rock Content. Eles pagavam R$ 5 por pauta (não sei se ainda é assim), então achei que dobrar o valor seria o ideal, pelo menos é um valor razoável para mim.

Quem quiser dar uma olhada nas pautas que produzo, vou deixar aqui: https://docs.google.com/document/d/16Y_ItQqAVHO0FNpzsqvQUjcswiO5pijAQZ2rANRzdf0/edit?usp=sharing

Bom, espero que tenham gostado do post e se vocês também produzem pauta, deixem nos comentários como fazem as suas ok? Assim, a gente vai trocando dicas 🙂

 

 

Anúncios

Um comentário em “Produção de pautas: como fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s