O que faz um copywriter?

Você já ouviu falar em copywriter? Já deve ter até visto uma vaga de emprego com esse nome. Deve ter se perguntado qual é a diferença desse profissional para um redator freelancer, um redator web ou publicitário (farei posts sobre esses assuntos).

Mas, afinal de contas, o que faz um copywriter? O que come? Onde vive? Hoje, no Globo Repor…ops…me empolguei! Hehehehe…

Vamos nós aos esclarecimentos.

O que é um copywriter?

Um copywriter é aquele que escreve de forma bastante específica. Ele tem como foco a conversão do leitor em lead. Por exemplo, ele tem o papel de convencer o leitor a baixar um eBook, inscrever no YouTube, vender um produto, assinar um serviço e outros.

Perceberam algo em comum com o nosso trabalho? Sim, nós também trabalhamos como copywriter em boa parte das vezes usamos o nosso poder de convencimento por meio de palavras.

Qual a diferença entre copywriter e redator?

Mas nós não somos redatores? Sim, com certeza somos. O trabalho do redator é mais abrangente.

Por exemplo, escrevemos muito conteúdo ToFu, ou seja, conteúdo topo de funil. Esse tipo de produção, na maioria das vezes, não tem o objetivo de convencer o leitor, mas sim de informá-lo.

Vamos na prática. Este conteúdo que vocês estão lendo é um conteúdo topo de funil porque ele informa. Estou explicando o que é o que faz um copywriter. Não estou tentando convencer vocês a se inscreverem no meu canal no YouTube ou mesmo a contratar um serviço. Isso é o trabalho de um redator.

Então, na verdade, é como se redator fosse o gênero e copywriter a espécie. Nós somos redatores e também trabalhamos como copywriter.

O trabalho é muito parecido e, por isso, essas duas funções são facilmente confundidas. Portanto, quando você ver uma vaga com o nome copywriter vale a pena dar uma olhada, já que alguns clientes podem não saber a diferença ok!?

Ficaram com alguma dúvida? Têm informações para complementar este post? Então comenta aqui!

Anúncios

2 comentários em “O que faz um copywriter?

  1. Cali, estou estudando o material da Rock Content, cursos preparatórios para me tornar redatora freela seguindo suas dicas de cursos. Mas no seu vídeo comentando como está a Rock Content em termos de acessibilidade para novos candidatos, vc promete um outro vídeo ensinando como se candidatar. E explica que não se trata de enviar CV, mas de redigir o que pedirem.
    Por favor, onde está esse vídeo? Não o encontrei, sorry!
    Mesmo sendo escritora-roteirista, pesquisadora, tradutora, e redatora publicitária, aprendi aqui que a abordagem para escrever textos de conteúdo é diferente. Preciso me atualizar e aprimorar e seu blog está sendo fundamental para mim.
    Obrigada por tudo que vc escreve neste blog!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ivana, desculpe pela demora para te dar um retorno, mas é que realmente tava tudo muito corrido por aqui esses dias.

      Realmente ainda não fiz esse vídeo, estou devendo esse e muitos outros, mas estou me organizando e, provavelmente, neste final de semana, já faço e o seu será o primeiro da lista. Posto aqui nos comentários o link pra vc ok!?

      E fico muito feliz em saber que estou conseguindo ajudar você, muito mesmo! Me sinto satisfeita com isso e conte comigo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s