Conteúdo topo de funil: principais características

Ei gente, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre um tipo de conteúdo muito importante e que todo redator deve saber como fazê-lo: o conteúdo topo de funil. Ele é um dos mais requisitados pelos clientes, pois é por meio deles (na maioria das vezes) que o público-alvo encontra a empresa nos mecanismos de busca como o Google.

Vamos agora entender um pouco melhor sobre a importância desse tipo de conteúdo e quais as principais características dele ok?

Por que o conteúdo topo de funil é importante?

O conteúdo para topo de funil é criado na fase de conscientização da persona. Esse conteúdo é muito importante para o seu cliente já que precisa despertar o interesse dos leitores para que eles voltem ao blog e passem a conhecer o site do seu cliente.

Além de ser o primeiro contato do leitor com o seu clientes, esse tipo de conteúdo tem como função educar o leitor sobre um novo assunto.

Por exemplo, aqui mesmo no blog já construí vários desses conteúdos. No momento em que você identifica que precisa de uma grana extra, mas não faz ideia de como conseguir, você vai para onde? Para o Google é claro. Entre os resultados, possivelmente, você encontrará um post aqui do blog falando sobre como é possível fazer grana extra trabalhando em casa como redator freelancer.

Nesse blog post você aprenderá sobre o que é um redator freelancer, o que faz um redator freelancer, quais habilidades esse profissional precisa ter, entre outras coisas. Assim, esse conteúdo criado por mim é educativo e de topo de funil.

Quais as principais características do conteúdo topo de funil?

Por ser um tipo de conteúdo tão importante, você precisa saber exatamente como fazê-lo (não que os outros tipos não sejam, mas esse é o tipo mais pedido pelos clientes). Também é preciso saber o que não fazer especialmente.

Nunca cite a empresa

Esse conteúdo precisa ser informativo, precisa ir na dor da persona, precisa mostrar a ela que o problema que apresenta pode ser resolvido. Porém, ainda não é o momento para falar que a empresa do cliente resolve esse problema. O ideal é que,  nesse momento, você fale sobre os serviços do cliente, mas sem citá-lo.

Seja claro

O topo de funil costuma ser um assunto mais simples de ser detalhado, ou seja, menos específico. Portanto, é preciso pensar que o leitor não conhece nada ou muito pouco sobre o que está lendo e, portanto, o redator tem como objetivo facilitar a leitura.

Essas são as dicas que queria passar para vocês ok!? Espero que tenham gostado 🙂

Anúncios

2 comentários em “Conteúdo topo de funil: principais características

  1. Em resumo, as dicas para escrever conteúdo topo de funil então são duas: 1) nunca citar o nome da empresa que contratou seus serviços de redatora; 2) ser claro, detalhado mas não específico…
    Desculpe-me, mas achei seu post confuso.
    Ivana Rowena

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s