5 vantagens do Google Docs para o redator freelancer

Já fiz um conteúdo aqui no blog falando sobre o Google Docs, mas esse aqui será mais completo, pois o tempo passou e eu percebi outras facilidades nele que podem ajudar muito o dia a dia do redator freelancer.

Neste post eu vou falar sobre todas as vantagens que encontro por escrever meus conteúdos diretamente no Google Docs!

1. Os documentos são salvos automaticamente

Quem nunca perdeu um conteúdo no Writer ou no Word por bobeira que atire a primeira pedra. Eu já perdi alguns e isso me deixava realmente louca da vida. Por exemplo, quando a energia da rua ia embora e o Writer às vezes salvava o conteúdo, às vezes não ou salvava apenas uma parte dele.

Com o Google Docs eu não tenho esse problema. Nunca mais perdi um conteúdo por causa disso. À medida que você vai escrevendo, o programa vai deixando salvo na nuvem. É uma praticidade e uma maravilha para os redatores.

2. Mais fácil de compartilhar com os clientes

Quando um conteúdo ficava pronto no Writer eu salvava e enviava por e-mail para o cliente. Com o Google Docs isso ocorre de forma muito mais prática.

Assim que termino o conteúdo, é só clicar no botão compartilhar e enviar o link por e-mail ou por outro programa como o Trello. Você ainda pode escolher a forma com que o seu cliente vai utilizar o seu texto. Por exemplo, se ele pode apenas visualizar, comentar ou mesmo editar.

3. Oferece maior organização

Eu organizo todos os meus clientes em pastas separadas e também por mês. Assim, eu nunca me perco sobre quantos conteúdos foram feitos em um determinado mês quando chega a hora do pagamento. Na própria pasta, também crio uma tabela com os conteúdos e valores de cada. Compartilho o link com o cliente para ele conferir e assim as coisas ficam mais transparentes.

Eis um print de como faço no meu drive:

clientes-organizacao

4. É possível escrever off-line

Acredito que uma das maiores dúvidas das pessoas é sobre continuar escrevendo mesmo se você estiver off, no caso da internet não funcionar. E sim, isso é possível no Google Docs.

Existem uma extensão chamada Documentos Google Off-line que permite o usuário continuar escrevendo o seu conteúdo mesmo sem internet. Assim, se as páginas de pesquisa para referências de conteúdo já estiverem abertas, você pode continuar escrevendo normalmente.

5. Você pode controlar a quantidade de palavras

Quando eu comecei a usar o Google Docs tinha algo que me incomodava: sempre que precisava ver a quantidade de palavras já escritas tinha que seguir o caminho Ferramentas > Contagem de Palavras. Parece algo bobo, mas fazer isso várias vezes por dia cansa.

Então, eu encontrei um complemento para o Docs o Better Word Count. É só ativar sempre que você começar a escrever e pronto. O contador de palavras fica na lateral da tela e você pode ter maior controle sobre a quantidade de palavras do conteúdo.

Para mim esse é a melhor forma de criar os meus conteúdos atualmente. Sempre que encontrar uma novidade, vou melhorando este post ok? Espero que vocês tenha gostado!

Anúncios

5 comentários em “5 vantagens do Google Docs para o redator freelancer

  1. Usando recursos da internet sempre há o que aprender, mesmo que pesquise regularmente atualizações e criações de novos recursos, como gosto de fazer.
    Adorei sua dica do Better Word Count, obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Andressa, gostei muito do seu detalhado comentário que só consegui ler no email que recebo com comentários. Complementou muito bem o que Cali Galvão escreveu!
    E se você ainda não conseguiu instalar o Better Word Count, pergunte ao Google ou vá direto ao site dicasdrive que está lá tudo bem explicado. Abç

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s