Redator freelancer: aprenda a dizer não!

Um dos grandes benefícios do redator freelancer é que ele pode trabalhar em casa. Um dos grandes problemas do redator freelancer é que ele pode trabalhar em casa.

Não, você certo. Trabalhar em casa pode ser uma maravilha para muitos. Quem não gostaria de acordar um pouco mais tarde nos dias frios ou de trabalhar com moletom e meias? Poder trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora tem sim diversas vantagens, mas também traz seus contras.

Um desses contras é que, infelizmente, as pessoas que moram conosco podem não entender muito bem como funciona o nosso trabalho. Seu pai, sua mãe, seu marido, seu namorado, seu irmão ou irmã, seus amigos, enfim, podem pensar que se você está em casa, então é porque está disponível.

Esses dias vi a minha irmã reclamando que, sempre que me pede algo, estou ocupada. Acredito que, na visão dela, digo que estou ocupada de propósito, mas realmente estou ocupada. Preciso aproveitar ao máximo os meus horários mais produtivos do dia porque, conforme o tempo vai passando, já não consigo escrever tão bem. Portanto, sim, em determinados momentos do dia estou ocupada trabalhando como qualquer outra pessoa.

dizer-nao

Mas aí é que vem a cereja do bolo: temos que aprender a dizer não. Pense comigo: se sua mãe pedir um favor no meio do seu trabalho, ela vai trabalhar no seu lugar enquanto faz o que ela pediu? Ela vai trazer aquele tempo precioso de volta para somar no seu dia? Não, ela ou qualquer outra pessoa não fará isso.

Não estamos dizendo aqui que não devemos ajudar as pessoas que moram conosco. Não é essa a questão. A questão aqui é impor os seus limites.

Quando alguém pedir algo pergunte: é urgente? Isso precisa realmente ser feito agora? Não há outra pessoa que não esteja ocupada que possa fazer? Mostre para a pessoa que você não está disponível naquele momento. Ela pode ficar chateada sim, mas você ficará ainda pior se entregar um texto atrasado para o cliente. O problema dela foi resolvido e o seu? Quem vai resolver?

Caso não seja urgente, diga que fará, se puder é claro, mas em outro momento. E, se não puder, diga simplesmente não em alto e bom som. No início é bem complicado porque não estamos habituados, mas isso acaba fazendo parte da nossa rotina e dizer não fica cada vez mais fácil. E não é só isso: você se sentirá muito melhor impondo os seus limites e fazendo apenas o que está no seu alcance.

Além disso, as pessoas passarão a entender que, naquele momento, você está ocupado, que estar em casa faz parte do seu trabalho. Se você não valorizar cada minuto do seu tempo, ninguém fará isso por você 🙂

Anúncios

3 comentários em “Redator freelancer: aprenda a dizer não!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s