Criatividade não é um dom!

Já ouviram falar que “fulano tem um dom pra coisa”? É claro que tem pessoas que fazem algumas coisas de forma mais fácil que outras, como se fosse algo natural, mas eu não acredito em dons, acredito em esforço e persistência.

É bem comum ver pessoas falando: ai, como eu gostaria de saber escrever para ser redator! Qualquer pessoa pode escrever, só se você não tiver ido à escola, mas aí é outra história. Fora isso, tudo é treino e dedicação.

Por exemplo, durante os meus 3 anos como concurseira, percebi que as pessoas que mais tinham êxito era aquelas que estudavam religiosamente todos os dias, que abdicavam de alguns prazeres momentâneos para ter algo mais concreto no futuro. Nenhuma delas são famosas pelo QI elevado, mas sim, pela persistência e disciplina.

O grande compositor Ludwig van Beethoven, não sentou e começou a escrever suas composições em um belo dia de sol e inspiração. Ele começou a estudar música desde os 8 anos de idade.

Várias pesquisas mostram isso. Por exemplo, uma matéria publicada na revista Mente Cérebro diz:

Acontece que cada uma dessas funções depende de experiência real com o mundo. Somente assim o cérebro aprende a enxergar, a representar objetos e ações, a raciocinar. Um cérebro que nunca viu araras ou ultravioleta não sabe imaginar o que é uma arara, ou a cor do ultravioleta. Se a imaginação depende dos sentidos e os sentidos dependem de experiência, então a imaginação depende de experiência.

Outra pesquisa publicada no site da BBC informa que algumas pessoas possuem sim maior facilidade para serem criativos, mas fala também que todos somos criativos em algum grau e o pesquisador finaliza dizendo:

Ainda assim, disse, é possível treinar o cérebro em determinadas áreas para estimular ideias originais.

“O treinamento em diferentes campos, como a escrita criativa, pode funcionar – em parte – para melhorar a conectividade neural dentro de uma mesma rede”, ensinou.

Como melhorar a criatividade?

Muitos redatores morrem de medo da página em branco não é mesmo? Então, uma ótima forma de resolver esse problema é estimulando a criatividade.

Todo mundo fica surpreso quando eu digo que consigo escrever um texto de 500 palavras em menos de 1 hora. Mas isso veio com o tempo, afinal de contas, são mais de 5 anos como redatora. Assim, passei 5 anos estimulando essa área do meu cérebro, da mesma forma que, com o passar do tempo, passamos a digitar mais rapidamente e sem precisar ficar olhando o tempo todo para o teclado.

E vamos ao que interessa. Algumas dicas que ajudam a melhorar a criatividade:

Leia sobre diversos assuntos

O fato de trabalharmos com marketing não significa que só temos que ler sobre o assunto. Se você quer estimular essa área do seu cérebro, o ideal é ler sobre os mais diferentes assuntos.

Se tem uma coisa que redator gosta é de ler. Portanto, afunde nos livros de literatura, reportagens e tudo mais que você gostar.

Faça caminhos diferentes

Sabe aquele trajeto que você faz sempre quando vai para um determinado lugar? Tente outras opções. O fato de usar caminhos diferentes estimula novas conexões no cérebro e como a criatividade é uma junção de diversas áreas trabalhando juntas em um determinado momento, essas novas conexões ajudarão.

Seja curioso

Uma das coisas que a pesquisa citada aqui no post diz é que a criatividade nasce de experiências. Se você nunca viu algo, como pode saber como ele é? Então, saia um pouco de casa e vá viver novas experiências.

Às vezes nem é necessário sair de fato. Passe a assistir os mais diversos tipos de filme e ler livros de temas que você não está acostumado, abra a mente para o novo. Vai sair com os amigos? Que tal visitar aquele local novo que acabou de abrir?

Tente relaxar

Forçar o nosso cérebro para ter aquela ideia magnífica não vai funcionar. Já perceberam que muitas das ideias chegam justamente em um momento no qual nem estamos pensando sobre o assunto?

É assim que o nosso cérebro funciona. Ele precisa estar relaxado para trabalhar melhor. Portanto, vá fazer coisas que gosta como sair com os amigos, viajar, praticar exercícios, entre outros.

Aprenda com os erros

Muita gente se sente extremamente frustrada quanto erra em alguma coisa. Quer um bom exemplo? É só o cliente pedir “aquele ajuste” que já ficamos loucos da vida. Mas isso deve ser visto como uma oportunidade de aprender mais e não como um fracasso. É uma forma também de aprender com novas experiências.

Tentativa e erro. É assim que a maioria dos empreendedores milionários começam até que tudo esteja dando “certo”. Ainda assim, sempre haverá problemas a serem enfrentados todos os dias.

frustração

Por exemplo, passei 3 anos estudando para concursos e consegui um 3º lugar no Banestes e ser chamada para o Corpo de Bombeiros da Bahia. Por que não passei no concurso que realmente queria (analista de tribunal)?

Basta observar que eu não tinha foco algum. Os conteúdos para banco são totalmente diferentes do corpo de bombeiros. Fiquei frustrada e chateada e o que eu posso fazer agora caso decida voltar a estudar? Aprender com os erros e focar em apenas um concurso e um assunto.

Acho que este post já ficou grande até demais né minha gente? Rs…então estou encerrando por aqui. Comentem aí o que vocês costumam fazer para aumentar a criatividade ok!?

 

 

Anúncios

4 comentários em “Criatividade não é um dom!

  1. Concordo plenamente! Sou escritora roteirista, ghost-writer, etc… Dou aulas de Redação criativa e vejo surgirem bons redatores. A “receita” é exatamente essa que você deu. Mas, como os alunos não estão acostumados a ler livros, a cada aula indico reportagens, textos e artigos sobre um determinado assunto (os maís díspares) que devem ampliar com pesquisas e na aula seguinte há um debate. Só então escrevem sob o tema de acordo com os parâmentros mínimos atualmente exigidos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s