Você não é empregado do seu cliente!

Esse é um post para fazer você, redator freelancer, pensar bem no tipo de relação que está tendo com o seu cliente.

Alguns clientes, por não entender ainda muito sobre o universo do freelancer, acaba confundindo você com mais um de seus funcionários. E você, como bom profissional que é, não pode deixar que isso aconteça de forma alguma, afinal de contas, o que temos com os clientes é uma parceria, somos um prestador de serviços.

Essa relação precisa ser estabelecida logo no início. Você não precisa falar com todas as letras “eu sou seu parceiro e não seu empregado”. E como fazer isso de forma mais sutil? É simples: tenha uma postura profissional.

O primeiro ponto para adquirir uma postura como essa é ter conhecimento sobre o seu trabalho, afinal de contas, você tem que saber muito bem sobre os serviços que precisa prestar. O fato de perceber que você tem tudo sobre controle, gera confiança no cliente e ele certamente não o verá como um funcionário, mas sim como um profissional com quem pode contar.

Outra forma de diferenciar as relações e deixá-la bem clara é mostrando a sua forma de trabalho. Explique ao cliente como você presta o serviço e aponte quais são as variáveis que podem ser ajustadas de forma que fique bom tanto para você quanto para ele.

Mas ainda assim…

Mesmo depois disso, com o passar do tempo, o cliente pode, por assim dizer, “relaxar” e começar a tratá-lo como funcionário. Esse é o momento então, de lembrar ao seu cliente os termos estabelecidos no início da relação. Se isso não ficar devidamente claro na sua mente e na dele, dificilmente a parceria irá funcionar.

Portanto, não permita, em nenhuma hipótese que isso aconteça. Já ouviu o ditado “quem muito abaixa, mostra a bunda”? Pois bem, tenho certeza de que você não está afim de mostrar a sua 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s