O que fazer quando estamos com poucos clientes?

Os clientes, como sempre, nos atormentando heim? Se alguns deles conseguem ser chatos, muito chatos, a falta deles faz com que a gente arranque os cabelos de preocupação com as contas do mês. Afinal de contas, sem clientes é o mesmo que ficar sem freelas e sem freelas, o bolso fica zerado.

Bom, infelizmente ou felizmente, não podemos controlar tudo em nossas vidas, muito menos na vida dos clientes. O nosso trabalho é freelancer, ou seja, tanto nós podemos desistir do trabalho a qualquer momento quanto o cliente. Nesse mês ele te rende uma poupuda transferência para sua conta bancária e mês que vem…não tem como saber.

E pode acontecer também de alguns clientes irem saindo e encontrando outros profissionais ou mesmo não terem mais condições de pagar por um redator. E, digamos que, agora, você ficou apenas com 2 clientes. O que fazer? Como pagar as contas?

Como já passei por essa situação e foi logo após eu sair do meu emprego fixo, vou dar umas dicas do que eu fiz e que me ajudaram muito!

Dica 1: reorganize seus gastos

Se você terá menos dinheiro, logicamente terá que reduzir os seus gastos. Come fora todos os dias? Então, ache um restaurante mais barato ou passe a fazer sua comida em casa (faça os cálculos e veja se compensa).

Nós mulheres, por exemplo, podemos começar a fazer as unhas em casa, escovar os cabelos com menor frequência…enfim, há muitas coisas que podem ser reduzidas. E não precisa deixar de ter lazer ok? Você pode fazer programas mais caseiros com seus amigos.

Dica 2: não entre em desespero

Pensem na minha situação: eu tinha acabado de pedir demissão do meu emprego fixo e, por acaso do destino (brincadeirinha mais sem graça), eu perdi alguns clientes. Na época só tinha 4, então, perdi 2 e fiquei apenas com 2. O bom é que eu ainda estava recebendo o meu FGTS e tinha liquidado todas as minhas dívidas antes de sair do trabalho. Então, estava bem organizada.

E se eu fosse ficar desesperada nesse momento, só pioraria tudo. Eu ia tentar buscar um emprego fixo novamente e achar que fiz a escolha errada em investir na carreira de redatora.  Mas, eu tentei ficar calma e deu certo.

Dica 3: foque na solução

Algumas pessoas têm a mania de focar no problema. Ficam se martirizando porque isso ou aquilo acontece com elas, que elas são as pobres vítimas da humanidade e que esse tipo de coisa tão ruim só acontece com elas. Queria eu 10 centavos dessa autoestima, afinal de contas, achar que todo o universo parou para conspirar contra sua vida é ter uma autoestima e tanto! 😉

Bom, eu optei por focar na solução do meu problema. Se o meu problema era ter poucos clientes, a solução era clara e simples: precisava de mais. E eu fui procurá-los.

Saí de site em site , tipo vendedor de porta em porta mesmo, oferecendo os meus serviços como redatora. Nesse tempo, consegui 2 clientes, o site Dicas de Treino e o Treino de Mestre. Foi o tempo necessário para conseguir outros clientes, entrar como redatora na Rock Content e aumentar a minha renda.

E é isso aí gente, tem que correr atrás. Os clientes não vão cair do céu não é mesmo? Pesquisem também por vagas no Google e comecem a se candidatar para aqueles que há maior probabilidade de ser selecionado.

Tem muita demanda no mercado por redator ainda, portanto, não desanimem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s