Saiba dar limites aos seus clientes

Lidar com os clientes nem sempre é fácil não é pessoal? Tem uns que são ótimos, mas tem alguns que podem nos tirar do sério. Mas lidar com pessoas é isso aí mesmo, mas, sabendo como impor limites, tudo fica bem melhor.

Essa semana aconteceu comigo uma situação que me fez refletir um pouco sobre essa questão de “dar limites”.

Um cliente com o qual trabalho desde agosto de 2017 falou que deveríamos seguir apenas a tabela da Contentools porque na tabela o POST da rede social estava no valor de 4,00 para 200 palavras e eu estava cobrando 5,00 para 250 caracteres (tínhamos acertado assim desde o início).

Além disso, o blog POST custa 32,50 e eu estava cobrando 40,00 por um de 500 palavras (fazia um valor menor para ele, pois costumo cobrar 50,00).

Só que, no início do ano, quando ele precisou, eu baixei o valor do blog POST para 25,00 e do POST para rede social para 4,00. Nesse momento, a tabela da Contentools não foi mencionada.

Além disso, fazia pauta sem cobrar nada. Programa os posts nas redes sociais de alguns clientes e preenchia tabelas com os números de curtidas, comentários, links dos posts nas redes. Enfim…

O que eu percebi dessa atitude é que a tabela foi utilizada quando foi conveniente para o cliente. E de quem foi o erro?? Meu, por não ter delimitado qual é o meu trabalho desde o início e ir aceitando tudo.

Deveria, desde o início, ter seguido apenas a tabela e só fazer o trabalho de um redator que é apenas escrever, não deveria ter feito nada a mais e ao fazer, deveria ter cobrado por isso.

É assim mesmo gente, vivendo e aprendendo. Agora, coloquei todos os meus limites e ele aceitou. Se não aceitasse, infelizmente, não ficaria e deixaria o projeto. Digo infelizmente porque o cliente é uma ótima pessoa.

Temos que educar o cliente

Precisamos entender que muitos clientes não entendem bem como funciona o nosso trabalho de redator freelancer.

Portando, muitas vezes, eles podem não colocar esses “extras” não agindo de má fé, mas realmente porque não sabem como funciona todo o processo.

Cabe a nós, como profissionais explicar tudo, deixando bem claro quais são os nossos limites 🤘😉

E vocês? Já passaram por situações assim? Se tiverem dicas de como lidar com essas situações, deixem nos comentários ok? 😎

Bons freelas!

Anúncios

6 comentários em “Saiba dar limites aos seus clientes

  1. Olá, Calila! Eu simplesmente não abro mão do preço. Simples assim. Já falei em negociações que eu cobro X porque apresentar o trabalho com a qualidade necessária exige tempo, pesquisa, esforço… Se o cliente quiser, bem. Se não quiser, fique à vontade para procurar outras alternativas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pois é, concordo com os colegas sobre a necessidade de valorizar nosso trabalho e não aceitar “pechinchas”. Quem produz conteúdo de qualidade não precisa se preocupar com a concorrência desleal (tipo, artigos de 500 palavras por R$10).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s