4 dicas para redatores iniciantes

Como tem muita gente nova por aqui que eu tô sabendo (recebo muitas mensagens de gente que tá começando), vou fazer um post dando algumas dicas para essas pessoas que estão dando os primeiros passos na carreira de redator.

Na verdade são dicas simples e até lógicas, mas que é sempre bom falar 🙂

Dica 1: escolha um tema que seja compatível com seus conhecimentos

Vai montar um blog próprio ou se candidatar a uma vaga de redator? Então, escolha aquele assunto com o qual você tem maior afinidade e também que já tem um certo conhecimento. Dessa forma fica bem mais fácil desenvolver um conteúdo de qualidade que é o mais importante.

Dica 2: nunca, em nenhuma hipótese, copie

Para ser redator essa é a regra primordial que você precisa seguir. Um redator que copia um conteúdo de outro site, ainda que seja uma frase vai rapidamente perder mercado. Isso porque o Google pontua negativamente o site que tiver conteúdo copiado e, por isso, os clientes possuem ferramentas que indicam plágio. Assim, não faça isso!

Dica 3: aceite críticas de forma construtiva

A gente faz o nosso conteúdo com todo carinho e vem alguém e muda um monte de coisa, fala que não é bem aquilo que queria e podemos ficar frustrados. Mas isso só acontece se você não receber essas críticas de forma construtiva. Lembre-se: seu meu maior objetivo é deixar o cliente satisfeito com o seu trabalho.

Não estou dizendo para acatar tudo o que ele diz, afinal de contas, você é quem tem o conhecimento das técnicas de SEO e outras. Caso o cliente queira modificar algo que você sabe que pode prejudicar o conteúdo, informe antes.

Dica 4: aprenda sempre

Essa é outra dica de extrema importância. Faça cursos sempre e aprimore os seus conhecimentos. Entenda que, por mais que você saiba escrever bem, para ser um redator é necessário entender de algumas técnicas próprias do marketing de conteúdo e que devem ser aplicadas ao seu serviço.

E para aqueles que estão pensando que precisam gastar muito para isso logo de início, vou dar uma ótima notícia: tem muito curso gratuito e de excelente qualidade por aí. Além disso, vocês podem ir lá no site da Udemy e encontrar muito curso bacana por apenas R$ 19,99.

Também fiz um post com uma lista cheia de cursos gratuitos com certificações que são excelentes para os redatores. Dá uma olhada!

Além de fazer esses cursos, a internet está repleta de excelentes sites com materiais de qualidade e gratuitos para o nosso aprendizado. Posso citar aqui dois que gosto muito: a Contentools e Resultado Digitais.

Bom gente, é isso! Quem Tiver mais dicas aí, fique à vontade para postar nos comentários e enriquecer o conteúdo blza? Bons freelas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s