Como ter uma boa organização financeira?

cofrinho de porco verde em cima de uma calculadora

Um dos pontos negativos que muitos podem achar de ser redator é a organização financeira. É bem difícil se organizar sem saber quanto vai ganhar no final do mês.

Mais difícil ainda é economizar.

Mas, se prestarmos atenção, talvez o problema não seja oa função, mas sim a pessoa. Conheço diversas pessoas que têm um salário fixo e ainda assim não conseguem se organizar e metem os pés pelas mãos.

Então, é a forma de se organizar e gastar o dinheiro que faz diferença.

No caso dos redatores freelancers, acredito que a melhor forma de lidar com o dinheiro é se livrando de compras parceladas no cartão de crédito ou em boleto e crediário.

Afinal de contas, como vamos fazer gastos contando com um dinheiro que não sabemos que vamos receber?

porquinhos de dinheiro voando com asas de dólares

Outra coisa que precisamos fazer é fazer a nossa reserva de emergência. Para nós autônomos, ela tem que ser 12 vezes o valor médio de nossos gastos mensais. A partir do mês que vem investirei no Tesouro Selic, que rende mais que a poupança e tem liquidez diária.

Obs.: Quem quiser saber mais sobre esse assunto, pode ir no canal da Economirna, aprendi tudo lá.

E o que eu faço para me organizar?

Bom gente, confesso que não sou a rainha das finanças, mas consigo pagar todas as minhas contas em dias e guardar nem que seja um tiquinho todo mês. E essa é a primeira dica: crie o hábito de poupar.

Não importa o valor, pode ser 5,00, o importante é primeiro criar o hábito de poupar e depois passar a guardar mais dinheiro, ou melhor, investir.

Muitos usam aplicativos de finanças, mas já tentei praticamente todos e não gosto. Acho que eles têm muitas opções, são complexos e cuidar da vida financeira deve ser algo simples. Por isso, faço todas as minhas anotações em uma planilha do Excel, melhor, em uma planilha no Google Docs.

Todas em entradas e saídas ficam em uma única coluna. As entradas em verde e as saídas em vermelho com o sinal de menos. Assim, uso o recurso de soma da planilha e ao final tenho o valor total de dinheiro que tenho na conta e em mãos de forma física. Ao lado de cada gasto coloco a categoria (supermercado, almoço, farmácia, internet e por aí vai).

Para mim, essa é a forma mais simples e melhor de administrar as minhas contas. Aproveitei o início do mês para começar com essa planilha e estou realmente gostando porque dá vontade de quase não acessá-la, só se for para colocar números de cor verde lá! Rs…

Vocês usam o que para manter a organização financeira? Lembrem-se de que isso é extremamente importante, especialmente para aqueles que trabalham com freela. Ter um dinheiro sobrando para o caso de necessidade é essencial e isso só é possível quando temos um conhecimento completo sobre as nossas finanças.

A ideia ao final do mês é ver em que eu gasto mais e ver o que é possível reduzir. Assim, posso investir mais e conseguir a minha reserva de emergência o mais rápido possível! 😉

Anúncios

2 comentários em “Como ter uma boa organização financeira?

  1. Eu comecei a poupar no ano passado, não tive tempo de juntar dinheiro pra sair do emprego fixo para a carreira de freela, agora estou poupando, só tenho 3 meses guardados para eventuais imprevistos, mas consegui reduzir também meus gastos e tudo que sobra vai para o tesouro direto. A meta é até o final do ano ter o valor de um ano poupado. Vamos ver, eu acompanho muito o canal Me poupe e sigo todos os conselhos da Natália.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei Sandra! Desculpe a demora para responder, correria demais 😉

      Que massa!! Eu tenho um sério problema em poupar, nunca tive esse hábito, me esforço todos os dias para fazer isso. Hoje já tenho alguma coisa na poupança, mas considerando o meu tempo de trabalho, é pouco. Também assisto o canal da Natália, acho ótimo! Eu tô aplicando meu dinheiro na CDI pela conta da Nubank, a ideia agora é fazer a reserva de emergência. Vou aplicar também na Selic pra diferenciar né? Bora fazer o dinheiro trabalhar 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s