5 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

Como está a semana de vocês? A minha tá em ritmo frenético! Última semana do mês é semana para fechar os trabalhos de todos os clientes e se organizar para o mês que vem!

Uma colega de trabalho muito querida, a Sabrina, me pediu para falar um pouco sobre como evitar alguns problemas de saúde típicos de quem trabalha muito tempo na frente do computador como os redatores e demais freelancers. E como eu sou fisioterapeuta, já tava mais do que na hora de falar sobre isso. Sá, valeu pela dica 🙂

Bom, vou falar abaixo algumas dicas de ergonomia que eu já utilizo no meu dia a dia e algumas que deveria utilizar, mas não faço. Sabem como é né? Casa de ferreiro…

Dica 1: mousepad com apoio

Vocês podem pedir na loja também com o nome de mousepad ergonômico ou mousepad com gel, eles saberão o que é. Isso simplesmente melhorou muito a minha forma de trabalho. Eu tinha começado a ficar com LER (lesão por esforço repetitivo) no punho, levando à Síndrome do Túnel do Carpo.

Já tinha chegado em um ponto que o meu ombro direito e os músculos da escápula também já estavam doendo. Assim, comprei esse acessório (já deveria ter feito isso há muito tempo) e melhorou bastante. O meu é desse aqui:

mousepad-com-gel

Dica 2: tela na altura dos olhos

Por conta do uso de smartphones e também do notebook, muitas pessoas passaram a sentir dores na coluna cervical (parte posterior do pescoço). Os músculos ficam alongados por muito tempo e assim, ficam enfraquecidos, causando dor na região. Para esse problema eu tenho duas dicas.

A primeira é passar a usar um suporte para o notebook, deixando-o com a tela mais elevada. Eu comprei um aqui na minha cidade de 60 reais com cooler, mas, caso você queira ainda um mais em conta, comprei um pelo Aliexpress de 26,00. Serve também para tablets. Aí depende da sua urgência. O do Ali demorou 4 meses para chegar rs.

suporte-para-notebook

A outra é fazer fortalecimento dessa musculatura. Mas como fortalecer os músculos da parte posterior do pescoço? Simples: coloque a mão atrás da cabeça e tente empurrá-la para trás. Mantenha por 10 segundos e faça novamente. Com o tempo, as fibras se fortalecerão.

Dica 3: cotovelos em 90º

O ideal é que o teclado fique na altura da sua cintura e que a altura da mesa permita que os seus cotovelos fiquem em 90º. Essa é a posição mais adequada para evitar dores nos ombros e também problemas de coluna. Nesse caso, além de usar o suporte para o notebook, você também deve providenciar um teclado separado para mesa.

0bs: só estou falando de notebook porque para um PC esse problemas não se encaixam. Como a tela é separada do teclado, você pode elevar a tela sem a necessidade de mudar de teclado.

Dica 4: cadeira regulável ou ergonômica

Essa dica eu ainda não estou cumprindo por conta da grana, mas já passou da hora. O ideal é ter uma cadeira com altura regulável. Assim, você pode ajustar a altura da mesa de acordo com o seu corpo sem problemas.

A cadeira ergonômica, além de ter a adaptação para a altura, ela também tem o recosto de acordo com a forma anatômica da nossa coluna. Portanto, é a mais adequada para o nosso trabalho. Aqui na minha cidade não vende e vou ter que comprar pela internet. Encontrei uma no site da Amazon de 430 reais. Um valor razoável em comparação a outras.

O problema é que o frete custa um pouco mais que 100 reais. Portanto, o preço dela fica um pouco salgado. Mas,  na minha opinião, a nossa saúde vale cada centavo.

Dica 5: movimente-se

O nosso corpo é uma máquina que não foi feita para ficar parada. Portanto, passar horas sentado é péssimo para a coluna, especialmente a lombar que fica na região central do corpo, responsável pelo equilíbrio, também conhecida como core.

A cada 50 minutos de trabalho, eu tiro 10 minutos para descansar. Pego um copo de água, faço alongamentos, vou ao banheiro. Enfim, tento me movimentar ao máximo. Além disso, faço atividade física, musculação para ser mais exata. Para os membros superiores, faço fortalecimento muscular toda segunda, quarta e sexta.

Faça exercícios de fortalecimento, principalmente, para a coluna lombar que é a que costuma oferecer mais problemas. Abdominais, exercício de prancha frontal e lateral também são excelentes!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se a grana tá curta para pagar uma academia ou se você não tá com muito tempo pra isso, tenho um site excelente: exercicioemcasa.com.br. Ele é de graça e usa apenas o próprio peso do corpo. Portanto, você não precisa gastar nada!

Pois é gente, é isso aí. O post hoje ficou grande né? Mas, quanto mais completo melhor! Se ficaram com alguma dúvida, podem perguntar nos comentários que eu respondo ok? Bons freelas!

Anúncios

2 comentários em “5 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s