Dicas para fazer a introdução de um blog post!

Quem aqui tem medo de página em branco? É bastante complicado quando nos deparamos com ela e não estamos “inspirados” no dia. Tem vezes que é assim mesmo.

A primeira frase é sempre a mais difícil de elaborar e, depois que consigo, a coisa flui. Por isso, criei algumas estratégias para a introdução de um conteúdo que, na maioria das vezes, encaixa bem e dá certo.

Vamos a elas:

Dica 1: comece com estatísticas

Por exemplo, ontem estava escrevendo um texto sobre como cuidar melhor da saúde mental e ter uma vida mais tranquila. Comecei falando sobre a estatística da ONU que já classificou o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Assim, usei uma fonte bastante confiável que consegue dar base ao assunto tratado no restante do texto.

Dica 2: use conceitos

Essa é outra técnica de que utilizo nas minhas introduções, especialmente em posts de listas. Por exemplo, agora mesmo estou fazendo um post sobre opções de tratamento para cicatrizes. Comecei o post falando sobre como funciona o processo de cicatrização, citando as fases e alguns detalhes.

Dica 3: desmistifique

Por exemplo, digamos que você está falando sobre financiamento imobiliário (estava escrevendo sobre um post do assunto ontem). Iniciei o texto falando sobre alguns mitos desse assunto como os altos juros. Informei que, na verdade, o esse tipo de financiamento apresenta juros mais baixos como, por exemplo, o de veículos, que pode ultrapassar os 25% ao ano.

Essas são as técnicas que eu mais utilizo para iniciar um texto e é claro que não estamos aqui falando de uma receita de bolo. É preciso analisar se aquele tipo de introdução está de acordo com o contexto e, principalmente, com o serviço do cliente. Sendo assim, fazer a introdução de um blog post requer, acima de tudo, boa pesquisa.

Lembre-se sempre de usar fontes confiáveis e sites conhecidos como dados do Ministério da Saúde, da ONU, legislações, revistas conceituadas como Superinteressante, Istoé, entre outras. Isso é muito importante!

Quem quiser dar mais dicas e ideias de como fazer a introdução de um blog post fique à vontade nos comentários 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s