As desvantagens de ser redator freelancer

Já viram que o post de hoje tá um pouco diferente né? Eu amo ser redatora freelancer, mas, como qualquer outra profissão, essa também tem suas desvantagens e é sobre elas que vou falar abaixo.

Vocês podem estar se perguntando porque estou falando sobre esse assunto um tanto “negativo”, mas é preciso mostrar a realidade. Afinal de contas, não é todo mundo que pode lidar com a realidade de um freelancer não é mesmo? Então vamos lá…

1.  É preciso ter muita disciplina

Essa é, ainda hoje (depois de quase 5 anos de profissão) uma tarefa difícil para mim. Ter disciplina com os horários é algo que precisa ser constantemente trabalhado e ser policiado. Se você não tem horários fixos pode trabalhar a qualquer hora e isso pode deixá-lo livre para procrastinar, o que gera em atrasos na entrega dos freelas.

2. Risco de calote

Pois é, isso pode acontecer sim e já aconteceu comigo. Bem lá, nos meus primeiros meses de trabalho como redatora freelancer, comecei a escrever para um site de turismo. Ganhava apenas 7,00 por um texto de 500 palavras e ainda assim, o responsável não me pagou, nem a mim nem aos outros redatores.

Quando fui cobrar, ainda teve a cara de pau de me chamar de adolescente mimada. Fiquei até feliz pelo adolescente já que eu tinha 25 anos hehehehe…

É claro que há formas de evitar isso e a melhor delas é fazendo um contrato. Porém, ainda que não exista um contrato, é possível sim entrar na justiça para pedir o pagamento. Basta comprovar que o serviço foi oferecido e que houve uma negociação inicial. Portanto, guarde todos os seus e-mails e conversas por aplicativos, pois servem de prova.

3. Fazer ajustes

Para mim, essa é a parte mais chata do trabalho de redator freelancer. Ajustar um texto costuma ser um grande sacrifício, mas isso depende muito do cliente. Quando ele consegue ser claro sobre o ajuste, eu consigo fazer as melhorias sem problemas.

Esse é um ponto negativo que terá em qualquer trabalho freelancer, não só para o redator, especialmente em trabalhos a distância. Portanto, prepare-se.

4. Receber por demanda

Um ponto que atrapalha bastante: receber por demanda. Por fazer freelas, a gente nunca sabe quanto vai receber por mês e o dinheiro chega de forma fragmentada. Isso é péssimo para ter um controle financeiro e eu tenho muita dificuldade com isso.

É claro que o melhor nesse caso é só gastar depois que você recebe, ou seja, apenas com o que tem na mão. Não dá para fazer gastos futuros, afinal de contas, você não sabe se terá dinheiro suficiente no mês seguinte.

Isso também pode ser resolvido por um contrato, mas eu, particularmente, não gosto. Eu posso querer sair do projeto antes do tempo, o cliente pode não ser dos melhores e aí eu ficaria presa a um “freela” que não me satisfaz.

Bom gente é isso. Espero que tenha conseguido esclarecer as dúvidas de vocês quanto a isso. Qualquer pergunta, podem deixar nos comentários que eu respondo blza? Boa semana!

Anúncios

2 comentários em “As desvantagens de ser redator freelancer

  1. Olá Calila! Muito legal ter mais um blog com conteúdo de qualidade para profissionais da nossa área. Acho que os pontos mais difíceis são superar a procrastinação e organizar as finanças mesmo. Ultimamente tenho usado o método pomodoro e estou impressionada com os resultados, fica a dica para quem quer aumentar a produtividade.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Giselli! A procrastinação realmente é uma pedra no sapato e olha que só depende da gente, mas acho que isso é que torna mais difícil. Também uso a técnica pomodoro e funciona que é uma maravilha 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s