Como a técnica Pomodoro pode ajudar o redator

[do portfólio] Dei uma sumidinha não é mesmo? Tava atolada de freela (amém irmãos!) aí, não tive muito tempo para postas, mas aqui estou eu novamente 🙂

Hoje eu vi um post no grupo Estartando Freelas e uma das dúvidas que colocaram lá é como a galera freelancer organiza o tempo para trabalhar. Por não termos horários fixos, precisamos fazer a gestão do nosso tempo e isso pode ser bem complicado. Acredito que o maior vilão do nosso dia é a procrastinação.

Depois de procrastinar muito (hoje ainda faço, mas bem menos), aprendi a organizar o meu tempo usando a técnica Pomodoro. Acredito que alguns de vocês já devem ter ouvido falar dela: basicamente você trabalha por 25 minutos e descansa 5 minutos.

Mas esses intervalos podem ser ajustados de acordo com cada um. Por exemplo, eu uso da seguinte forma: trabalho por 45 ou 50 minutos e descanso 15 ou 10 minutos. Eu divido o meu tempo por hora, de acordo com o que eu preciso para escrever 500 palavras.

Assim: eu levo cerca de 45 a 50 minutos para escrever 500 palavras. Depois de cumprir essa meta, eu descanso até completar 1 hora inteira e retorno ao trabalho para escrever mais 500 palavras e assim o dia segue muito bem.

Depois que eu comecei a trabalhar dessa forma, meu dia rende muito mais e, ao final dele, me sinto muito mais satisfeita com o progresso.

Tá Calila, mas eu não consigo escrever 500 palavras em 50 minutos. Bom, não importa muito o quanto você consegue fazer, contanto que não deixe a procrastinação te atrapalhar. Digamos que você consiga escrever 100 palavras por vez. Determine essa meta, cumpra e depois descanse.

Eu não penso tanto nos minutos. Dependendo do tema, eu consigo escrever 500 palavras em 30 minutos. Não é porque ainda faltam 20 para completar o tempo que eu continuo escrevendo. É como um sistema de compensação: consegui escrever em menos tempo, então mereço mais minutos de descanso.

É claro que eu não consigo descansar por 30 minutos antes de voltar ao trabalho, normalmente uso os mesmos 10 ou 15 minutos, mas saber que posso descansar mais, me deixa relaxada.

É isso aí galera! Bom domingo e bons freelas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s