Redator freelancer: dicas para criar um portfólio

Bom dia galera, tudo bem!?

Hoje vou falar aqui de um tema que interessa a muita gente, mas vou logo avisando que não vou mostrar muitas opções para os redatores, até porque eu já dei uma procurada e não encontrei 😦

Vamos falar então das poucas que posso colocar aqui…

Contently

Essa é uma excelente opção para quem quer fazer um portfólio de forma prática e também mostrar volume para o cliente. Lá você pode colocar os links dos posts que já fez ou subir arquivos em PDF. Achei bem legal mesmo.

O único problema é que, para o cliente encontrar a categoria de textos que deseja é que pode ser um pouco confuso. Lembre-se que temos que facilitar ao máximo para ele encontrar o que precisa. Se tiver um mínimo de dificuldade, certamente ele deixará o seu portfólio de lado e encaminhará para o próximo da lista.

Uma forma de driblar isso é colocando imagens que chamem a atenção dele. Por exemplo, pode criar uma imagem com o nome “Categoria: moda; Categoria: saúde;” e assim por diante. Vai ficar bem mais fácil dele identificar o que precisa.

Eu vou deixar meu link aqui para vocês darem uma olhada (se não abrir, me avisem ok?) 😉 Ah sim, não vou deixar essas imagens, ainda estou editando o portfólio para deixá-lo bem bacana!

Link: https://calilagalvao.contently.com/?public_only=true

Blog

Eis aqui outra boa forma de criar o seu portfólio. No blog você pode criar as categorias que quiser e escrever textos inéditos usando as técnicas de SEO. Quanto mais textos você tiver, mais tráfego atrairá para o blog e aumentará a visibilidade dele para possíveis clientes.

Eu estou planejando fazer exatamente isso, só falta o tempo mesmo rs…mas a meu ver, é a melhor opção.

Nem precisa comprar um domínio se não quiser, pode começar de forma gratuita pelo WordPress ou pelo Blogger (que está com umas opções até legais de layout).

Google Drive

Essa é a opção que estou usando no momento por questões de organização. Posso organizar as categorias em pastas e assim, fica mais fácil para mandar os textos mais relevantes para o que o cliente precisa.

Não tem nada de mais e algumas pessoas vão achar até sem graça esse tipo de portfólio, mas é o mais prático, tanto para mim, quanto para o cliente. Como não tenho tempo de montar o blog do qual falei acima, o Google Drive está sendo a melhor opção no momento e tem me ajudado a fechar diversos trabalhos 🙂

Meu portfólio no Google Drive; https://drive.google.com/open?id=0B1MFFZALV1J2NHhlOURFMTc0QjA

E vocês? Têm dicas de portfólio para redator? Podem comentar!

 

 

Anúncios

7 comentários em “Redator freelancer: dicas para criar um portfólio

  1. Oi Calila.
    Estava procurando uma luz para deixar meu portifólio mais funcional! Adorei as dicas para o contently. Me tira uma dúvida: Os textos que você já fez para sites mas não tem a sua assinatura, tem alguma forma de incluir no portifólio?

    Obrigada
    Biah.

    Curtir

    1. Oi Bia!

      Eu copio e colo no editor de texto e coloco “direitos autorais cedidos”. Você pode colocar uma marca d’água ou bloquear o conteúdo para ficar apenas leitura. Depois salvo em PDF e coloco no Google Drive ou no Contently 🙂

      Curtir

  2. Oi, Calila!
    Sou redatora publicitária há mais de 20 anos e sempre trabalhei em agências, a maioria grandes agências. Mas agora, por n motivos, estou me qualificando para me tornar freela e produzir conteúdo.
    Tudo parece complicado pra mim, pois são mundos beeem diferentes, mas o seu blog está me ajudando bastante.
    Valeu!
    Ps: se depois vc tiver um tempinho e quiser dar uma olhada no meu port de propaganda, vai ser ótimo. Acho que ele não serve pra muita coisa nessa área de conteúdo digital, mas está lá. Seus comentários, críticas e sugestões serão muito bem-vindos.
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Poucas highlanders sobrevivem no mercado de agências. Na verdade, sequer conseguem entrar nessa grande “oficina mecânica” que é a Criação das agências de propaganda. Nem os homens, brancos, jovens, heteros, classe média, maioria absoluta, conseguem se manter por muito tempo.
    Já viu a planilha “Como é trabalhar aí 2.0”? Explicativa sobre o tema.
    Vou te mandar o link por email, sim. Mas já tem cadastrada aqui no seu log in.
    Valeu o retorno! Agora, vou lå fazer o curso de Inbound da Hubspot que vc “mandou” 😂
    😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nunca soube dessa planilha! Abri aqui e já amei kkkk…

      Isso, faz esses cursos todos, afinal de contas, é de graça e eu amo esses negócios que não pagam hehehe

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s