Como elaborar conteúdos persuasivos

Atendendo ao pedido que o Douglas me vez lá na página Redatora em Casa, vou falar hoje sobre como criar conteúdos persuasivos.

Bom, vou falar como eu faço os meus conteúdos que, pelos que os clientes me falam, dão resultado, então tô conseguindo convencer alguém com os textos né? Rs…vamos lá!

A primeira coisa que eu faço antes de escrever um texto é me colocar no lugar da persona. Imagino uma situação hipotética na qual eu sou aquela persona e, pensando no tema que eu tenho que escrever, me pergunto o que seria realmente interessante para ler naquele texto. Tem que ser algo que eu não saiba ainda, afinal de contas, não quero ler um conteúdo que não me traga novidades.

Portanto essa é a primeira dica: se coloque no lugar da persona 🙂

Continuando…

Outra coisa que tenho feito bastante é usar dados para embasar uma informação. Não adianta muito você dizer em um texto que os índices de obesidade aumentaram sem linkar uma pesquisa de um local de confiança que confirme o que acabou de dizer. Eu não sou uma cientista nem estou fazendo pesquisa sobre o assunto, então preciso confirmar algumas coisas.

Segunda dica: use pesquisas e dados para confirmar algo que você disse durante o texto 🙂

Dar exemplos. É outra coisa que gosto muito de fazer durante o texto. É porque às vezes citamos os benefícios de tal coisa, mas não colocamos como aquele benefício pode realmente implicar no dia a dia da pessoa, que diferença, de forma concreta, aquele benefício pode fazer.

Quando o leitor se identifica com aquele problema e percebe que pode ser solucionado por aquele benefício que você acabou de citar, há uma boa chance dele ser convencido pelo seu texto!

Terceira dica: dê exemplos e crie histórias em cima desses exemplos 🙂

Ver tudo pelo lado positivo também ajuda muito. Muitos produtos ou serviços das empresas para as quais escrevemos pode apresentar algum ponto que, pela visão da persona, pode ser negativo como o que ela terá que pagar pelo serviço, por exemplo.

O que eu faço nesse caso é mostrar como esse ponto pode ser positivo e como pode compensar. No caso de algo ter um valor muito elevado, eu sempre enfatizo na quantidade de benefícios que a persona vai ter e que o custo compensa.

Quarta dica: tenha sempre uma visão positiva 🙂

Gente é isso…essas são as técnicas que sempre utilizo na hora de fazer os meus textos. De todas, uma que eu escolheria como a mais importante é a primeira. Quando você se coloca no lugar do lugar do outro fica mais fácil de entender quais são as suas necessidades e problemas ok?

Quem quiser contar as táticas que utiliza aqui nos comentários, fique à vontade!

Anúncios

Um comentário em “Como elaborar conteúdos persuasivos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s