Como fechar contratos com os clientes?

Bom dia genteeee! E essa sexta? Tudo em paz? Eu nem vou comemorar essa sexta-feira pq vou trabalhar muito no final de semana e, finalmente, tirar uma boa folga no carnaval (coisa que não faço há quase 5 anos!).

Bom, o post de hoje foi um pedido de uma das seguidoras daqui e o desejo de vocês é uma ordem!

Olha gente, confesso a vocês que eu nem sou muito boa para falar no assunto já que nunca usei um contrato na minha vida. Sim…já podem me jogar pedras.

A questão é que, logo quando eu comecei, não existia contrato entre freelancer e agência: era tudo por e-mail, o que não é algo ruim. Eu já tinha perguntado a um amigo meu advogado e ele disse que, mesmo sem contrato, eu poderia usar os e-mails e entrar com uma ação caso fosse necessário.

Portanto, primeira dica: não jogue os e-mails na lixeira. Abra uma pasta e salve todos por cliente caso você não tenha um contrato assinado.

E também tenho que falar que já me ferrei por não ter um acordo assinado. Já tomei calote sim de um cliente, logo no início da minha carreira. Não apenas eu, como todos os outros redatores, foram passados para trás.

10-hanna-ugly-cry

Mesmo depois disso, não me atentei para usar um contrato nos próximos trabalhos pq, como já disse, naquela época, nem se falava no assunto.

Depois que comecei a lidar com plataformas tudo melhorou. Como elas garantem o pagamento, não tive mais com o que me preocupar. Nunca mais fui passada para trás por nenhum cliente.

Hoje, existem alguns sites que conseguem oferecer uma documentação pronta para os freelancers e que ajudam muito nessa questão. Acredito que, o mais famoso serviço no caso seja o Freelancer Doc Box.

Eu nunca testei gente, tenho vontade, mas sempre estou envolvida com outras coisas e acabo deixando para depois.

O pessoal da Comunidade Rock Content também possui um modelo gratuito de contrato de prestação de serviço. Você pode baixar o kit de documentos clicando aqui.

Acredito que esses documentos possam ser utilizados tanto para pessoa jurídica quando para pessoa física. No caso do Freelancer Doc Box, os contratos são editáveis, ou seja, você pode adaptá-los de acordo com suas necessidades.

Não importa se você é uma empresa ou se é pessoa física, de qualquer forma você é um prestador de serviço. Poucas coisas vão mudar. Por exemplo, no lugar de ter o seu CPF, terá o seu CNPJ no contrato, entre outras coisas.

Para aqueles que querem se aprofundar nas questões legais, podem dar uma olhada no Código Civil. Lá você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre um contrato de prestação de serviço.

Blza galera? Então é isso aí! Boa sexta aí!

Anúncios

2 comentários em “Como fechar contratos com os clientes?

    1. Acho sim Elias! Eu prefiro ganhar um pouco menos e estar com um cliente que me valoriza. Por exemplo, tenho um cliente antigo que cobro um valor bem abaixo de mercado, mas que me paga adiantado e sempre me manda feedback positivos, além de nunca ter me pedido um ajuste. Pra mim, vale super a pena!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s