Quanto aceitar por um freela?

Eis mais um tema polêmico por aqui!

Acabei de ler o depoimento de uma moça em um grupo falando que recebeu cerca de 3,00 por um post de 500 palavras porque ela não tinha noção de valores e eu entendo perfeitamente, afinal de contas, quando comecei, recebi 5,00!

A verdade gente é que não existe regra e sim a necessidade de cada um. Se eu não tivesse aceitado esses 5,00 no meu primeiro freela, talvez hoje nem fosse redatora. Precisava desse início para mostrar meu trabalho para outros clientes.

É claro que os tempos eram outros. Creio que um redator iniciante deveria cobrar, no mínimo, 20,00 por um texto, sem nenhuma experiência nem sendo formado na área como era o meu caso na época.

Mas quem sou eu para dizer quanto você deve cobrar por um freela? Vejo muita gente nos grupos falando que não aceita menos de 50,00 por um texto de 500 palavras, mas na hora do vamos ver, duvido que não aceite fazer aquele pacotão de textos por 10,00 cada!

tumblr_m4ulg9KwD11qb13rmo1_500

Uma conhecida, certa vez, ficou pensando nisso e decidiu fazer um teste. Ela publicou uma vaga e pediu para que as pessoas entrassem em contato com ela inbox. Pois não que aquela mesma pessoa que dizia não aceitar um trabalho por menos 50,00, aceitou fazer um texto de 500 palavras por 7 reais!? SEEEETTTEEEE reais minha gente!

grana-curta

Portanto, não fiquem se sentindo mal por aceitar valores menores quando a coisa aperta. Todo mundo passa por perrengues nessa vida (eu já fui muito perrengueira rs), mas só não vale fazer disso um hábito ok?

Eu mesma, hoje em dia, dependendo do assunto e do volume de textos que produzo no mês, aceito fazer um texto por 35,00 (menos que isso realmente não dá). Mas cobro, geralmente 45,00, isso porque tenho quase 5 anos de estrada e sou a “louca dos cursos” rs.

E outra galera, o valor depende de n fatores:

  • O volume de trabalho é grande?
  • O cliente já é conhecido?
  • Paga em dias? Antecipado?
  • Não pede ajustes?
  • O cliente faz a revisão do texto ou você terá que fazer?

Coloquem todos esses pontos e outros que acharem importantes na ponta do lápis e precifique o seu serviço. Trabalhe com pessoas que te valorizem, não apenas financeiramente, mas também como profissional!

É isso galera…bom domingo prô cês!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s