Como evitar os clientes caloteiros

Como estão nessa quarta-feira? Todo mundo trabalhando muito? Eu trabalhei o dia inteiro e agora de noite vou trabalhar mais um pouco. Carnaval me aguarda 🙂

Bom, hoje vou contar para vocês uma experiência bastante ruim que eu tive com um cliente que não pagou. Isso acontece bem no início da minha carreira como redatora freelancer.

Eu estava escrevendo para um site de turismo e, como combinado, o cliente pagaria no final do mês. Até aí tudo bem, só que o final do mês chegou, o início do mês seguinte chegou e nada de pagamento. O cliente não respondia mais aos meus e-mails. Entre em contato com os outros redatores daquele projeto e eles também não tinha recebido, ou seja, fomos enganados.

Quando enviei um e-mail dizendo algumas verdades, o cliente me retornou com um e-mail grosseiro. Assim, percebi que além de caloteiro, ele também era cara de pau.

Bom, nunca recebi esse pagamento, mas tirei uma boa lição disso: só trabalho com pagamento adiantado. Se o cliente pedir, dou referências de outros clientes, mas não trabalho sem o dinheiro na conta. Esse foi o aprendizado que tirei dessa história e a única maneira de trabalhar para um novo cliente é esse.

Porém, (sempre tem um porém), quando o cliente é uma agência, às vezes eu abro uma exceção. Vou na internet, pesquiso sobre a agência e se for uma empresa que se mostra séria, que tem vários canais de comunicação, que está ativa nas redes sociais, dentre outros fatores eu combino de receber depois.

Por exemplo, a Contentools me colocou em contato com uma agência para fazer textos na área de educação. Pois bem, fiz todos os textos dentro do prazo e passou-se algum tempo depois da data acertada para o pagamento e a agência não respondeu meu e-mail. Foi aí que pedi ajuda do Ricardo (um funcionário super gentil da Contentools) e ele entrou em contato com a agência. Pronto: dinheiro na conta no mesmo dia!

Existem casos e casos e o melhor mesmo é ter a segurança de você fará o seu trabalho sabendo que será devidamente pago por isso!

E vocês? Qual estratégia usam para evitar os caloteiros? Contem aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s