Como conseguir o primeiro freela como redator

Eis o velho questionamento: como arranjar um freela como redator se todos querem alguém com experiência e ninguém dá a primeira oportunidade?

Bom, alguém, em algum momento, dará essa primeira oportunidade sim, afinal de contas, foi dessa forma que eu comecei: alguém me deu a primeira oportunidade, mesmo sendo formada na área de saúde e nunca tenha feito nada na área de comunicação.

É claro que lá em meados de 2013, a concorrência era menor e trabalhar como redator home office e voltado para o marketing, não era uma coisa tão comum como é hoje, mas ainda assim você tem chances e muitas. Antigamente também não tinham todos os cursos gratuitos (e muito bons por sinal) que temos hoje.

Nesse post eu vou dar uma dica que como conseguir o primeiro freela como redator. Então…mãos à obra!

Faça cursos

Eu até já fiz um post sobre alguns cursos gratuitos que todo redator deve fazer, a meu ver, especialmente os que estão começando e não têm nenhuma experiência. São cursos que muitas agências exigem como pré-requisito por conta do nome da empresa que os oferece. Vou deixar uma pequena lista aqui para vocês com os 4 cursos principais:

  • Produção de conteúdo para web;
  • Inbound Marketing da Hubspot;
  • Inbound Marketng da Rock Content;
  • Marketing de Conteúdo.

Trabalhe como voluntário

Mas Calila, trabalhar para não receber nada em troca? Pois é, muita gente entorta o nariz quando eu dou essa opção e aí eu pergunto: “você tem outra alternativa?”. Trabalhar como redator voluntário é uma ótima forma de conseguir os seus primeiros textos com o seu nome neles para mostrar para os clientes e ganhar visibilidade.

Não precisa ser muitos, apenas o bastante para começar a ganhar experiência como redator.

Nesse caso, eu sempre indico o site da Politize que é uma empresa séria e comprometida. Os materiais deles são incríveis e fazem parcerias muito boas com o Guia de Estudante, por exemplo. Acho que vale super a pena investir como redator voluntário na site deles. Eu mesma já fiz isso, mas sempre surgia um freela (amém igreja!) e não tinha tempo de fazer o texto que eles enviam pela planilha.

Tenha um blog

Mas Calila, larga de chatisse com esse assunto de blog pra redator!! Não largo de chatisse não, tem que me aguentar mesmo! hehehehee…

Só dou essa dica porque foi assim que consegui o meu trabalho como freelancer e me ajudou muito porque na época não existiam essas opções acima, então o meu blog foi a única forma de mostrar para os clientes como era a minha forma de escrever.

 

Anúncios

3 comentários em “Como conseguir o primeiro freela como redator

  1. O seu primeiro blog falava sobre o que? Sempre que tenho vontade de fazer um blog fico um pouco travada sobre a forma dos textos. Os principais textos que escrevi ate agora para trabalhos em agências não tinham nenhuma relação com o estilo de texto que colocamos em blogs, pelo contrário, eram de caráter bem formal, não admitindo nenhuma linguagem informal (qualquer minima escapada o pessoal da revisão vem em cima). Por isso minha dúvida, pois ao meu ver o texto do blog, mesmo que com técnicas de SEO apresenta linguagem um pouco mais informal. Você acha que um blog assim também funcionaria como um bom case? Me dá uma luz? rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, na época meu blog era sobre literatura e era bem formato de blog mesmo, mas TB não existiam cursos na área como tem hoje, não tinham tantos redatores no mercado, então, acabou que esse modelo serviu pra mim.

      Mas acredito que, atualmente, para um portfólio você deveria seguir as regras de SEO e demais técnicas próprias de blogs posts que as agências querem. Para ficar mais tranquilo para vc, aconselho escolher um tema do qual goste para não ficar tão monótono. Pode ser qualquer um, basta aplicar as técnicas 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s