Como precificar o seu serviço de redator?

E galera, tudo em paz? Todo mundo trabalhando muito? Eu tô aqui com os dedos afiados digitando e ganhando dinheiro rs.

Bom, o tema  de hoje é bastante polêmico e infelizmente eu não tenho como falar “cobre x” pelo seu serviço. Essa é uma questão muito pessoa e depende de diversos fatores.

Quem tem mais experiência pode, logicamente, cobrar um valor acima do de mercado. Considero que o valor de mercado seja em torno de 30,00 para um texto de 500 a 600 palavras. Para um post como esse eu costumo cobrar cerca de 45,00 revisado e otimizado em SEO.

Mas não pensem que eu não posso cobrar menos ou mais do que isso. Dependendo do cliente, eu cobro menos. Por exemplo, aqueles que têm demandas maiores, que pagam em dias e me pagam por semana pagam um pouco menos. Isso é uma troca: se eu tenho mais benefícios, também tenho que oferecer alguns. O mercado é uma via de mão dupla.

Cobrar por palavra ou por uma quantidade de palavras?

Isso também precisa ser bem elaborado. Antes eu cobrava por palavra, cerca de 0,05 centavos, hoje eu cobro, pelo menos 0,07 por palavra, mas tudo nessa vida de redator depende. A demanda é alta? O assunto é “fácil” de escrever? Já tenho afinidade e experiência com o tema que será abordado? Tudo isso precisa ser considerado para que você precifique o seu serviço de acordo com o que achar justo.

Tenha prioridades

Até mesmo na hora de precificar, eu estabeleço certas prioridades. Por exemplo, para mim, vale muito mais a pena fazer negócio com um cliente bacana, que manda um briefing legal e que não fica pedindo ajustes a todo momento do que estar com um cliente que me pague mais, mas que torne o meu trabalho bem chato.

É claro que dá para unir as duas coisas, mas nem sempre isso é possível. Então, eu sempre dou prioridade à qualidade de trabalho do que ao quanto vou ganhar.

Então gente, é isso aí. Não tem nada que seja 100% isso ou aquilo aqui no mundo dos freelancers. Cada um decide o que achar mais conveniente para si, afinal de contas, você é um profissional autônomo!

E vocês? O que fazem para decidir quanto cobrar? Compartilhem nos comentários as dicas de vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s