Sobre testes gratuitos para vaga de redator

Bom dia gente, blza? Todo mundo bombando nos freelas??
Pois bem, hoje venho falar de um assunto que já até tinha sido comentado no grupo Redatores Web e que ontem percebi que realmente preciso falar disso aqui. Fazer ou não fazer um texto de forma gratuita para conseguir uma oportunidade de trabalho?
Bom, acho que tudo depende e não costumo ser muio radical nas minhas decisões quando se trata de uma vaga para um freela bacana. Eu peso tudo na balança e vou dar a vocês dois exemplos bem claros de situações que já aconteceram comigo.

Situação 1

Ontem eu recebi um e-mail de um site de telecomunicações que estão com uma vaga para trabalho de 30 horas semanais. Eu me candidatei e eles disseram que gostaram do meu currículo, mas aí veio a segunda etapa e eu achei um absurdo: fazer 2 textos de 1.000 palavras de forma gratuita!
A meu ver isso é pura picaretagem. Se eu mandei portfólio é justamente para não precisar fazer texto teste, muito menos 2 e de 1.000 palavras! Eles estão querendo encher o blog deles em cima dos redatores. Mas comigo não viu querido?
Enviei um e-mail de resposta, informando que não faço textos gratuitos para teste e que se eles quisessem, tenho um material já pronto para mostrar sobre telefonia que não poderia ser usado pela empresa já que outra já está utilizando. Estou aguardando a resposta e acredito que será negativa.

Situação 2

Já esse exemplo que vou mostrar para vocês é justamente o oposto de um cliente sensato que pediu como texto para teste apenas 1 de 300 palavras. Aí, tu bem, eu fiz rapidinho, enviei e fui aprovada. Você percebe quando a situação é mais adequada aos termos da proposta e nesse caso eu achei que um texto de 300 palavras valia a pena fazer por mais que não fosse pago.
Mas considerei, por exemplo, a forma de pagamento que seria adiantado e também que era sobre um tema que tinha afinidade e gostava de escrever.
É claro que há aqueles que não fazem nem se for 10 palavras e eu concordo também. Acho que o nosso trabalho precisa ser valorizado e cada palavra conta. Portanto, tenham muito cuidado com essas “propostas” sem pé nem cabeça que a galera manda blza?
Bom trampo aí pra vcs!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s